Quatro candidatos disputam eleição para prefeito em Itápoli

20-02-2015 23:22

Itápolis terá nova eleição para prefeito e vice no dia 1.º de março. A eleição majoritária realizada em outubro de 2012 foi anulada porque o candidato mais votado, Júlio César Mazzo (PRP), e seu vice, José Luis Kawachi (PSDB), tiveram os registros cassados após a eleição, por conduta vedada a agente público em campanha eleitoral.

Eles haviam recebido 55,68% dos votos válidos no município. As funções do cargo de prefeito vêm sendo exercidas, interinamente, pelo presidente da Câmara, Guto    Biella (PV), que é um dos quatro candidatos registrados para a nova disputa. Seu vice é Ivanildo José Carlos (PV).
Os outros concorrentes são o professor Antonio Cruz (PMDB), ao lado da vice, Solange Próspero (PTB); o major aviador Moacyr Zitelli (PRB), com o vice, Avelino Antonio da Cunha (PT); e José Luis Kawachi (PSDB), cujo vice é Plínio Próspero (PDT).
Conforme a legislação eleitoral, quando mais da metade dos votos de um pleito é anulada em decorrência de cassação, nova eleição deve ser marcada (Código Eleitoral – lei 4.737/1965, artigo 224).
Todo o procedimento das eleições de outubro vem sendo repetido em Itápolis, obedecendo a um calendário reduzido, desde as convenções partidárias para decidir coligações e escolher candidatos, passando pela propaganda política, até o momento do voto.
A resolução que instrui o novo pleito majoritário determina, entre outros pontos, que os pedidos de registro de candidatura deveriam ocorrer até 30 de janeiro.
Já a propaganda dos candidatos foi aberta no 31, segundo o novo calendário eleitoral, e nos quinze dias anteriores à antevéspera do pleito será realizada a propaganda eleitoral gratuita em rádio.
Itápolis tem atualmente 31.275 eleitores, porém somente aqueles inscritos até 1.º de outubro poderão votar em março.

Fonte: Nosso Jornal Online