Centro Cultural

23-02-2013 19:36

Para comemorar os 125 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, o Centro Cultural Afro Descendente, em parceria com a secretaria municipal de Cultura, promoveu série de palestras esta semana na Câmara de Vereadores.
O evento teve abertura na segunda-feira, 13 de maio, data máxima da Abolição, com apresentação da atriz Dóris Mariah, cuja performance, rica em detalhes, resgatou o momento vivido pela população negra no país.
Convidado pelos organizadores, o prefeito Dr. Fulvio Zuupani abordou o tema 'Anemia falciforme', com participação de Sheila Ventura Pereira, coordenadora da Aprofe, uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para melhoria da qualidade de vida dos portadores de Anemia Falciforme.
Na tarde de quarta-feira, aconteceu a Oficina de Maculelê, nas dependências do Coletivo Colombina. As comemorações encerram-se com a apresentação de dança do ventre e projeção do filme "O Besouro".

Libertação
A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".